Mindfulness

Mindfulness - o que é e como funciona?

O conceito de Mindfulness está emergindo cada vez mais em contextos e é amplamente usado na área de saúde como complemento auxiliar para lidar mais facilmente com o estresse, a ansiedade e a depressão. Mindfulness significa prestar atencão de forma especial, objetivamente, no momento presente, sem julgar.

Grande ênfase é colocada na aceitação em plena atenção. Uma aceitação de sí mesmo e daqueles ao seu redor. Você se concentra em construir uma imagem amorosa ou neutra de si mesmo. A maneira como você se vê é importante para como você se sente e vivencia a vida.


Conhecer a si mesmo é, portanto, importante e permite que você compreenda como age e por quê. A observação de sí mesmo, dos sentimentos e pensamentos cria uma autoconsciência sobre como você responde a diferentes situações e padrões. O poder da Mindfulness reside na prática e nas aplicações. As práticas ajudam a fortalecer a mente, ligando-nos à nossa experiência de vida com maior clareza e consciência.


Talvez você tenha descartado isso como algo confuso que não combinava com você? Saiba que você não precisa sair do seu caminho ou de encontrar um lugar especial para praticar a Mindfulness. É suficiente tirar um momento na sua vida para parar e estar no que se chama “não ação”, e depois sintonizar-se com a sua respiração.

Você pratica sozinho? Ou está curioso para saber mais sobre o que é e como pode funcionar?
 

Existem muitas formas de praticar Mindfulness, porém meditar requer energia e empenho na sua manutenção. Fazer isso tornar parte de sua vida requer alguma disciplina. Você pode praticar sentado, caminhando, em pé, deitado, correndo, comendo, etc.

Praticando Mindfulness, e como posso ajudá-la (o)

 

A prática da Mindfulness exige disciplina e nossos habituais automatismos e inconsciência, são excessivamente fortes. Mas é um trabalho satisfatório porque nos põe em contato com muitos aspectos das nossas vidas que habitualmente descuidamos.

 

Além de workshops para grupos, na minha prática ofereço: um programa individual semanal durante 8 semanas. O conteúdo deste programa depende da sua vivência e prática anteriores. Em linhas gerais o conteúdo é:


Fundamentos teóricos e práticos de Mindfulness, sendo que todos os encontros online ou presenciais, terão a duracão de 1 hora /1 hora e meia e você terá a oportunidade de tirar as suas dúvidas e praticar sob a minha orientação.

Para participar, entre em contato.

Esclarecimentos

1. Como funciona?

O corpo é uma ferramenta poderosa. Quanto mais conhecimento você tiver sobre como funciona e como seu corpo reage melhor. Ele faz, simplesmente, o que é ensinado a fazer e pode ser controlado por coisas profundamente enraizadas. Por exemplo, coisas da infância ou outros eventos em nossas vidas. A estrutura básica pode ser considerada como aquela que você pensa e experimenta também controla como você se sente. É aqui que entra a atenção plena. Porque, se você ficar ciente disso, poderá ensinar seu corpo a reagir. Assim, você pode experimentar uma mudança em como se sente em situações específicas. Trabalhando ativamente para encontrar uma presença sensorial onde você sabe que pode encontrar paz. Ou onde você pode deixar de lado o que o pesa e estressa. Então, o corpo também irá liberar a carga de estresse e relaxar.

2. Pensamentos ou fatos?


Aprender a distinguir entre o que são apenas pensamentos e o que são fatos é importante para a prática de Mindfulness. Porque uma vez que você possa distinguí-los, você sempre será capaz de aceitar seus pensamentos negativos como eles são. Em seguida, concentre-se em todas as coisas que podem fazer você se sentir bem na vida. Porque se você escolher se concentrar em todos os eventos agradáveis, positivos e alegres de sua vida, lentamente o corpo e o cérebro serão treinados a capturar com mais facilidade
esses mesmos elementos no futuro. Trabalhando ativamente com isso você geralmente sentirá mais felicidade e satisfação. 
Mas chegar a esse estado de espírito obviamente requer dedicação. Por meio da meditação e da prática, você pode, assim, alcançar ou aumentar a capacidade de atenção plena.

3. Mindfulness - Elementos importantes:

 

  • Os pensamentos


Pensamentos e sentimentos são baseados em padrões e associações que carregamos conosco. A nossa mente está habituada a viver no passado ou no futuro. E esta constante atividade mental nos rouba uma quantidade enorme de energia e alegria de viver a vida que desejamos. Muitas vêzes o contudo dos nossos pensamentos são negativos: irritabilidade, negatividade, agressividade, auto-condenação, etc. E nós por hábito compusivo damos credibilidade a estes pensamentos, criando diálogos e histórias na nossa mente que não correspondem à realidade que vivemos. E por hábito também nós nos identificamos com os sentimentos
gerados por pensamentos negativos.


No momento uma parte da humanidade está descobrindo a natureza destes pensamentos condicionados e despertando para uma nova realidade consciente de viver. A prática de Mindfulness é uma das ferramentas que existem que nos ajuda a entrar em contato com o que está acontecendo no momento presente, nos abrindo para uma orientação interna e externa e perceber com clareza o caminho em que direção seguir.

  • A Respiração


A respiração é um elemento importante no Mindfulness e atua como uma forma de unir corpo e mente. Por meio de exercícios respiratórios, você dirige sua atenção para dentro e sente a respiração, sem deixar que ela controle ou influencie. A ideia é que com isso possamos nos sentir confortáveis ​​e colocar um foco automático no presente. A atenção reduz a frequência respiratória. Isso, por sua vez, proporciona relaxamento e calma no corpo ou na situação em que você se encontra. Nossos pensamentos vagam facilmente e isso está bem. Porém, quanto mais você praticar a respiração, mais fácil será encontrar aquele lugar de paz e tranquilidade quando você mais precisar. Aqui eles costumam falar sobre uma âncora respiratória.

  • Aceitação


Ousar parar e aceitar significa tolerar o que se sente e pensa. Em vez de reagir aos sentimentos ou pensamentos percebidos, você apenas os observa. Isso leva a um dos princípios mais centrais da meditação, que diz respeito a não julgar ou valorizar o que observamos. Portanto, é novamente sobre estar no agora, parar e encontrar paz.

  • Meditação


Durante um exercício de meditação, você aumenta sua consciência do que está acontecendo aqui e agora. Na prática da Mindfulness a consciência física também é trabalhada, e nos permite exercitar a aceitação do que está acontecendo dentro de nós. Você aprende, através das meditacões, a observar-se e falar sobre: pensamentos, sentimentos e sensações sem julgamentos.


Em um exercício de respiração tradicional, você se concentra, relaxa e provavelmente experimentará como seus pensamentos vêm e vão. Existe uma pausa entre um pensamento e outro e se você aprender a observar esta pausa você vai aprendendo a não seguir, como um cego, todos os pensamentos que aparecem como nuvens na sua mente. Isso está ok, mas, novamente, é sobre como abordar seus pensamentos. Respirar ajuda a retornar constantemente o foco ao presente.

  • Escaneamento corporal


A consciência física é a pedra angular nesta prática de meditação, onde se tenta simultaneamente estar no corpo e senti-lo como ele é. Não se trata de relaxar os músculos. Em vez disso, o foco está em prestar atenção a parte por parte do corpo. Porque quando você se concentra na tensão muscular, a atenção é automaticamente direcionada para o relaxamento. Este é um método que, para alguns, funciona melhor do que o foco na respiração.

4. Quando você usa a Mindfulness?

A Mindfulness pode ser realizada por meio da meditação sentada, exercícios respiratórios, yoga ou varredura corporal. É comum hoje em dia na área da saúde ou na vida privada recorrer à Mindfulness. Por exemplo, se você sofre de estresse, ansiedade, depressão. E, não menos importante, problemas de sono são comuns hoje em dia e muitas pessoas testemunham como isso ajudou e melhorou suas vidas.


Não estamos a dizer que a Mindfulness seja um remédio para tudo ou solução milagrosa para todos os problemas da vida. Mas seguramente ela é uma das ferramentas que existem que nos ajuda a sairmos do modo reativo de viver, nos trazendo possibilidades de mudanças na interação com nós mesmos e com as outras pessoas.


Se você estiver em tratamento com um médico, instrutor ou psicólogo deverá conversar primeiramente com eles para uma avaliacão sobre o inicio das práticas de Mindfulness. Praticar sua presença de espírito e enfrentar o presente pode, afinal, ser difícil e árduo. Isso ocorre porque pode fazer com que pensamentos e sentimentos positivos e negativos venham à tona. É importante encontrar um equilíbrio e um caminho certo para você e sua vida.

Entre em contato para atendimento personalizado.

Entre em Contato

 

CLIQUE AQUI

para entrar em contato por Email

 

CLIQUE AQUI

para entrar em contato por Whatsapp

Eliane-logo-cor_edited.jpg

+46 72 280 03 17

eb.essences@gmail.com

© 2020 by Natália Faria. Proudly created with Wix.com